2020/02/19

Turquia prepara-se para abrir portos e bases a soldados americanos

Ancara disse hoje que se prepara para abrir os portos e bases para alguns dos 62 mil soldados que Washington pretende fazer transitar por aquele país, mal as negociações entre os dois Estados estejam concluídas. Entretanto, hoje, foi apresentada no parlamento turco a moção com os planos da Casa Branca.

O impasse relativamente à Turquia e à eventual cedência do seu território à passagem de milhares de soldados americanos para o Iraque num eventual conflito parece estar desbloqueado.

Ancara disse hoje que se prepara para abrir os portos e bases para alguns dos 62 mil soldados que Washington pretende fazer transitar por aquele país. No entanto, esta medida só será finalizada quando estiverem concluídas as negociações com a administração Bush a propósito das contrapartidas financeiras exigidas pelo Governo turco.

Esta decisão surgiu logo após o Partido para o Desenvolvimento e Justiça (AKP), vencedor das eleições legislativas no passado mês de Novembro, ter submetido ao Parlamento uma moção, na qual estão expressos os planos de Washington. A votação final deverão ser amanhã ou na quinta-feira, no entanto, a maioria parlamentar detida pelo AKP faz antever o resultado.

Mas, o Executivo tem ainda que contar com a forte oposição da opinião pública (95 por cento), que está contra uma intervenção militar no Iraque.
A moção apresentada hoje no Parlamento, de acordo com a agência Reuters, prevê o acantonamento durante seis meses de 62 mil soldados americanos e o direito de passagem para o norte do Iraque, através da região curda. Permite também a deslocação de mais 255 aviões e 65 helicópteros norte-americanos para a Turquia.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.