2022/10/01

Bernardino Soares emite comunicado

O líder do Grupo Parlamentar do PCP, emitiu esta terça-feira um comunicado de esclarecimento face ao levantamento sobre questões de democracia, após afirmar que tinha dúvidas acerca da concepção democrática da Coreia do Norte.

“Tenho dúvidas que a Coreia do Norte não seja uma democracia”, foram estas as palavras de Bernardino Soares que lançaram a polémica, em entrevista ao Diário de Notícias, o líder do Grupo Parlamentar do PCp colocou em causa as acusações de várias organizações humanitárias, e refugiados políticos que acusam o regime norte-coreano de totalitarimo e de ser o mais fechado do mundo.

Estas declarações não escaparam ao renovador Carlos Brito que acusou Bernardino Soares de “não ter conhecimento da realidade nacional e internacional”.

Entretanto, Bernardino Soares emitiu um comunicado que pretende esclarecer toda a polémica provocada pelas declarações acerca do regime de PyongGyang.

Comunicado de esclarecimento de Bernardino Soares:

“Tendo sido questionado por vários órgãos de comunicação social, sobre questões de democracia, tenho de declarar o seguinte:

As concepções de democracia e de socialismo que no PCP defendemos para Portugal estão inscritas no nosso Programa.

Quanto à Coreia do Norte é uma evidência que as concepções de socialismo e de democracia que defendemos estão nos antípodas das deste país, e que rejeitamos vigorosamente quaisquer tentativas para “colar” o PCP a experiências ou práticas pelas quais não é responsável e que são estranhas às suas concepções.
Para nós a democracia política tem um valor intrínseco, mas não limitamos a democracia a esta vertente, embora ela seja essencial. Ela deve concretizer-se e aprofundar-se nas suas várias dimensões: democracia política, económica, social e cultural.
O PCP mantém actuais as análises e as críticas que fez no XIII Congresso e que reiterou nos Congressos seguintes ao inaceitável “modelo” de socialismo que se edificou e que levou ao seu colapso.
É também uma evidência que a democracia no nosso país tem vindo a ser empobrecida no campo da democracia política e designadamente nas vertentes da democracia económica e social”.

Comunicado de Bernardino Soares emitido em 25 de Fevereiro de 2003.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.