Benfica surpreende Europa

O Benfica venceu por mérito próprio e ultrapassou um dos favoritos à vitória da “Liga Milionária”. E tal foi a qualidade apresentada pela equipa portuguesa em Inglaterra, que o jogo terminou com os adeptos dos
“Reds” a aplaudirem o plantel luso. AC Milan, Barcelona, Juventus, Lyon, Arsenal, Villareal e Inter de Milão ou Ajax são os possíveis adversários dos encarnados nos quartos-de-final.

“Benfica surpreende a Europa e vence o actual campeão da Liga dos Campeões”. Esta é a melhor forma de resumir o sucedido na passada quarta-feira, após os encarnados treinados por Ronald Koeman, terem vencido o Liverpool por duas bolas a zero.
Recorde-se que os encarnados iam com uma vantagem de um golo obtido na primeira-mão no desafio realizado na Luz há duas semanas e tinham uma difícil missão pela frente uma vez que iriam defrontar em Inglaterra uma das melhores equipas do “velho continente”, orientada por um dos treinadores mais conceituados da actualidade. Contudo, o plantel luso superiorizou-se aos “Reds” e marcou dois tentos por intermédio do capitão benfiquista Simão Sabrosa, no minuto 35 da primeira parte, e pelo italiano Miccoli a poucos instantes do final da partida. Desta forma, a formação presidida por Luís Filipe Vieira, qualificou-se para os quartos-de-final da competição com um agregado de três bolas a zero e, sem contar com as receitas de bilheteiras, já arrecadou aproximadamente oitos milhões de euros em prémios de jogo.

Liverpool vulgarizado

O Liverpool de Rafa Beñitez nunca conseguiu ser superior ao Benfica nas duas mãos. No primeiro desafio, os “Reds” deslocaram-se ao Estádio da Luz e apresentaram uma equipa que jogou para o empate. Porém, um golo de Luisão nos últimos minutos da partida surpreendeu os mais cépticos e fez com que o Benfica fosse jogar a Anfield Road em vantagem. Já em Inglaterra, o Liverpool apresentou uma formação mais ofensiva e pressionou bastante no início do desafio. Todavia, após esse período de maior pressão inglesa, o Benfica conseguiu equilibrar o encontro e marcou o primeiro tento num rápido contra-ataque. A partir desse momento, os “Reds” teriam de marcar três golos para passar de eliminatória e começaram a “bombear” bolas para a grande área benfiquista. Porém, a defesa dos actuais campeões nacionais esteve extremamente bem e nunca consentiu espaço aos ingleses para igualar a partida. No final do desafio, o italiano Miccoli, que tinha entrado há pouco tempo, consumou a vitória e marcou mais um tento de belo efeito, vulgarizando por completo o ainda campeão europeu.

“Fizemos história”

Após a partida da passada quarta-feira, o treinador Ronald Koeman era das pessoas mais felizes em Anfield Road: “Esta vitória é algo de muito grande. Eliminar o campeão europeu com 3-0 no final da eliminatória é fantástico. O jogo foi, de facto, bonito. O Liverpool entrou muito forte nos primeiros 25 minutos, criou-nos muitos problemas, tivemos alguma sorte, mas, depois do 1-0, arrancámos para um grande jogo. A equipa passou a jogar com outra tranquilidade. Continuámos a sentir a pressão do Liverpool, mas conseguimos controlar melhor. Todos estão de parabéns”, analisou o técnico holandês adiantando ainda: “Nem sei há quanto tempo o Liverpool não perdia em casa, sofrendo dois golos. Fizemos história”, confidenciando que o Benfica também beneficiou de alguma sorte: “Sem sorte, não se pode ganhar. Se o Liverpool não tivesse tido sorte o ano passado, também não teria ganho a final”. Sobre o futuro da formação lusa na prova, o treinador sublinhou: “Estou mais optimista, mas faltam ainda quatro jogos para alcançar algo de grande. Todos querem ganhar a Liga dos Campeões, mas é preciso ser realista. Surpreendemos o Manchester United e o Liverpool e agora, venha quem vier, vai ser mais difícil surpreender”. Sobre o adversário preferido para os quartos-de-final, o técnico holandês garantiu não ter nenhuma preferência.
Já o presidente benfiquista, Luís Filipe Vieira, Luís Filipe Vieira voltou a afirmar que a “Liga dos Campeões é um objectivo para esta temporada”, acrescentando ainda: “Sabemos que não é fácil, evidentemente, mas também temos noção que podemos ser capazes de chegar ao jogo decisivo e até ganhar a prova”. O líder benfiquista recordou também que esta vitória ajuda a cimentar o projecto que delineou para o clube. “Continuamos todos a acreditar no projecto. E sentimos que os benfiquistas estão motivados e com disposição para nos apoiar. Sempre esperei o apuramento, mas não sabia se era com um 2-0, 1-0 ou 1-1. Interessava era assegurar a qualificação”.

Colossos europeus nos quartos-de-final

Entretanto, durante o dia de hoje, irá realizar-se o sorteio dos quartos-de-final da Liga dos Campeões. E no grupo das equipas apuradas para esta fase da competição, além do Benfica, podemos encontrar o AC Milan, que venceu o Bayern de Munique por 5-2 nas duas mãos, o Villareal que ultrapassou o Glasgow Rangers, o Arsenal que ganhou ao Real Madrid, o Barcelona que bateu o Chelsea, a Juventus, que conseguiu superiorizar-se ao Werder Bremen, e o Lyon que derrotou o PSV. Relativamente ao jogo entre o Inter de Milão e Ajax, foi adiado para a próxima semana.
Desta forma, em termos teóricos, o adversário mais acessível para os encarnados serão os espanhóis do Villareal, ou mesmo o Arsenal que nesta época não se tem apresentado em boa forma.

Portugal mantém três equipas na “Champions”

Com a vitória do Benfica frente ao Liverpool, e respectiva passagem aos quartos-de-final, aliada à derrota do PSV Eindhoven em Lyon, permitiu a Portugal manter duas equipas com entrada directa na Liga dos Campeões, na época de 2007/08. Já o terceiro classificado da Liga Betandwin terá entrada na terceira pré-eliminatória da prova, tal como sucedeu na presente edição. Refira-se que esta situação mantém-se uma vez que a pontuação conseguida na passada quarta-feira com a vitória do Benfica (0,333 pontos) afastou a Holanda do sexto lugar e da possibilidade de ultrapassar Portugal no “ranking” europeu. Para além dos três lugares na Liga dos Campeões, Portugal conseguiu ainda manter, em 2007/08, três equipas na Taça UEFA.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.