2020/10/24

Iraque nega ligações a grupos terroristas

O ministério dos Negócios Estrangeiros iraquiano rejeitou, hoje, qualquer ligação com a Al-Qaeda, e com a organização Ansar al-Islam, que Colin Powell acusou de ter conexões com Bagdad.

O Iraque rejeitou, hoje, as acusações que o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, fez na quarta-feira no Conselho de Segurança, indiciando ligações entre o regime de Bagdad e um grupo terrorista, chamado Ansar al-Islam, com conexões a rede Al- Qaeda de Osama bin Laden.

A organização referida por Powell é supostamente chefiada por Abu Musab al-Zarqawi, alegadamente o responsável pela morte de um diplomata americano na Jordânia no ano passado.

“Nós não conhecemos Abu al-Zarqawi, não sabemos do seu paradeiro, e continuamos a cooperar com as autoridades da jordanas para pôr um término às actividades desta organização no Iraque”, disse numa conferência de imprensa, Saeed al-Mousawi, um oficial iraquiano do ministério dos Negócios Estrangeiros.

Este acrescentou ainda que a organização Ansar al-Islam ocupa uma pequena bolsa de terreno no nordeste do Iraque, fora do controlo do Governo de Bagdad.
Mousawi aproveitou a ocasião para dizer que o Iraque não tem ligações à Al-Qaeda, e que a presença da Ansar al-Islam em território iraquiano se deve à situação anormal criada pelos Estados Unidos e Reino Unido.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.