2023/06/01

Almoço de Família

Política, a Educação, o Sexo, a Cultura, e o Trabalho com o mais puro veneno

O Cinema Mundial
, encerrado em Março de 2004 por razões de segurança e fraca afluência de público, tinha três salas, mas por agora apenas uma delas abriu ao público para apresentar a peça “Almoço de Família”. Versão adaptada para Portugal da comédia francesa que tem feito o êxito imparável da dupla Chevaliers du Fiel, “Almoço de Família” é um hino inspirado à família tal como ela é.
“Quem vai ficar com a sogra neste Natal? Quem é que tem sempre razão? Quem é que é o verdadeiro falhado? Quem canta de galo, mas no momento da verdade cacareja de galinha?” Nesta peça estão reunidos os ingredientes para que este almoço seja semelhante aos de muitas famílias. Os irmãos e actores Paulo e Pedro Pereira representam nesta peça o confronto de personalidades entre dois cunhados. O autor Eric Carrière, doutorado em Sociologia, criou duas personagens estereotipadas: um é Cajó, um pequeno empresário burguês, pouco culto, convicto das suas opiniões, o típico de novo–rico, com ideias de direita; o outro é Tó Zé, professor de esquerda, ecologista, liberal cuja militância se vai perdendo ao longo do almoço.
O ponto alto da encenação fica por conta do grande humor da dupla que promete muita entrega e uma grande energia e, em troca, os actores esperam muitas risadas.
Os dois irmãos, Paulo, 39 anos, e Pedro Pereira, 33, são de uma família tradicional ribatejana e trabalham juntos profissionalmente há 17 anos. O Pedro participa, como cantor, num projecto denominado “Orquestra Nova Harmonia” liderado pelo maestro José Marinho. O seu irmão, Paulo foi, entre 1990 e 1992, pianista da cantora Mafalda Veiga. Em 1989, os irmãos fundaram com os amigos Paulo Vilares e Naná Nunes, os Meninos d’Avó, uma banda que gravou dois álbuns de originais e que se encontra neste momento em fase de “hibernação”.
A peça está em cartaz desde a abertura do “Festival Internacional de Humor de Lisboa – RIR”, no dia 22 de Outubro do ano passado e já acumulou vários espectadores.
Agora chegou a vez do cinema Mundial receber esta peça que promete uma boa dose de risadas e de humor.|

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.