2023/06/01

Polónia não vai dar US diretor Polanski

O tribunal em Cracóvia se recusou a extraditar Roman Polanski aos Estados Unidos, onde pretendia julgar o caso de estupro de um menor em 1977.


Roman Polanski (à direita) com seus advogados
Foto: EPA

Um tribunal em Cracóvia (Polónia) emitiu uma decisão de recusar a extradição do cineasta Roman Polanski para os Estados Unidos, onde ocupou por acusações de agressão sexual, disse ao jornal Rzeczpospolita.
O juiz chamado Polanski extradição inaceitáveis ​​e em violação dos seus direitos. Note-se que o diretor deixou por um ano em prisão preventiva nos Estados Unidos e na Suíça, o que lhe tem servido como um castigo.
Proteção Polanski lembrou que Samantha gamer, que em 1977 foi de 13 anos, e o tribunal considerou que a vítima tem longa pediu Polanski para parar a perseguição.
O diretor disse que estava contente a decisão do tribunal, que lhe permitirá respirar livremente.
No entanto, ele lembrou a publicação, a decisão pode ser objecto de recurso para o Tribunal de Recurso.
Polanski foi acusado de estuprar uma menor nos Estados Unidos, é um crime segundo as leis da Califórnia, não tem estatuto de limitações. Durante seu julgamento, ele confessou o crime na esperança de que ele irá suavizar a punição, mas em 1978 ele fugiu para a Europa.
Em 2009, o diretor foi preso em Zurique, mas as autoridades suíças recusou a extraditá-lo para os Estados Unidos. No outono de 2014 a América enviou Polónia um pedido de extradição de Polanski a.
O ex-primeiro-ministro polaco Jaroslaw Kaczynski, cujo partido “Lei e Justiça” ganhou as eleições parlamentares em 25 de outubro de 2015, disse o diretor Roman Polanski deve ser extraditado da Polônia para os Estados Unidos.
O diretor dupla nacionalidade – francesa e polonesa. Ele trabalhou no Reino Unido (1963-1967), EUA (1968-1976) e os franceses (depois de 1976). Entre seus filmes mais famosos – “A Faca na Água”, “Dead End”, “O Bebê de Rosemary”, “Chinatown”. Em 2003, a imagem de Polanski “O Pianista” recebeu três “Oscars”, no entanto, temendo prisão, o diretor não compareceu à cerimônia.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.