2020/01/26

Ângelo Correia critica ausência de Ferreira Leite

A líder do PSD tinha a obrigação de “unir o partido e não de o abandonar”

A rentrée do PSD na Festa do Pontal, no Algarve, a 14 de Agosto, não vai contar com a presença de Manuela Ferreira Leite. O principal discurso ficará a cargo do histórico Ângelo Correia, que aceitou o convite, mas ao mesmo tempo deixou duras críticas à figura máxima do partido, afirmando que “aceitei com muita honra, porque senti a obrigação de não deixar o partido no vazio criado pela actual direcção”, disse o ex-presidente da Mesa do Congresso do PSD, e apoiante de Pedro Passos Coelho nas últimas directas sociais-democratas. “Eu, que não procuro lugares ou status, não podia deixar os militantes sós!”. Ângelo Correia defendeu ainda que Ferreira Leite “tinha a obrigação de unir o partido e não de o abandonar. Não devia olhar só para o terço de votos que a elegeu, mas para o conjunto de todos os militantes”.
O histórico social-democrata recordou também que esta festa algarvia tem merecido sempre a atenção dos sucessivos líderes “laranja”. “E quando não puderam estar presentes fizeram-se representar aos mais alto nível”.
A explicação da ausência de Ferreira Leite no Pontal surgiu por parte do presidente da distrital social-democrata do Algarve, Mendes Bota, considerando que se pode “concordar ou não com a estratégia de comunicação seguida pela nova líder do PSD, mas é claro que ela quando recebeu o convite para participar na Festa do Pontal deu conta de que só tencionava fazer uma intervenção de fundo na Universidade de Verão do PSD, agendada para Setembro”.
O histórico dirigente do PSD e antigo ministro Ângelo Correia é o principal convidado da Festa do Pontal, organizada pelo PSD/Algarve e na qual não estará presente a líder do partido, Manuela Ferreira Leite.
Apontado pela organização como “o maior evento político da época estival no continente”, a Festa do Pontal irá decorrer a 14 de Agosto em Quarteira, mas não vai ser Ferreira Leite a proferir o discurso de encerramento.
Em comunicado enviado à agência Lusa, o líder do PSD/Algarve, Mendes Bota, esclarece que o convite foi endereçado à nova dirigente do partido “imediatamente após a sua eleição”, mas Ferreira Leite não manifestou vontade de participar. Manuela Ferreira Leite, “explicou-nos que não deseja estar presente em nenhuma manifestação similar durante o mês de Agosto, nem proferir intervenções políticas de fundo antes da Universidade de Verão do PSD, em Setembro”, diz Mendes Bota em comunicado.
O dirigente do PSD/Algarve lembrou também que é “tradição” o discurso de encerramento pertencer ao líder do partido, mas dada a sua ausência, foi endereçado um convite a Ângelo Correia, ministro da Administração Interna no governo de Pinto Balsemão, que “tem fortes laços familiares com o Algarve, sendo um dos mais brilhantes oradores da classe política portuguesa e bastante respeitado dentro e fora do PSD”, descreve Mendes Bota. Além de ministro da Administração Interna do governo de Pinto Balsemão, Ângelo Correia já foi deputado, vice-presidente do partido na liderança de Luís Filipe Menezes, e presidente de mesa do último congresso do PSD, que elegeu Manuela Ferreira Leite.
Quanto à ausência da presidente do partido, o líder distrital garante “respeitar” o critério que regeu a sua decisão, mas não quis tecer qualquer comentário adicional.
Ao palanque montado no Calçadão de Quarteira subirão Mendes Bota, a par de outros dirigentes do PSD local e regional, logo após o jantar servido na esplanada de um restaurante local. Durante o jantar será servido um gigantesco bolo comemorativo do 33º Aniversário da Festa do Pontal que se iniciou em 1975, com a presença de Francisco Sá Carneiro, num local que deu nome ao evento, perto de Faro. O evento sofreu algumas interrupções, mas foi retomado pelo actual líder do PSD/Algarve, que entretanto transferiu a festa para Quarteira.|

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.