2022/08/12

Touareg marca posição nos SUV

Estreado oficialmente no Salão de Paris de 2002, o Volkswagen Touareg marca o início da terceira ofensiva da marca no segmento dos automóveis de luxo, seguindo-se ao lançamento do Passat W8 e do Phaeton.

Tanto do ponto de vista estético, como no campo técnico, o Touareg representa um conceito que abre novos caminhos na classe mais elevada do mercado dos SUV (Sport Utility Vehicle).

Um mercado em expansão

Actualmente, o mercado dos veículos todo-o-terreno compreende três categorias distintas: modelos convencionais concebidos e equipados para a utilização em condições radicais, modelos SUV orientados para um estilo de vida ao ar livre e com características mais estradistas e os modelos capazes de dominar estas duas características.

Cada uma destas categorias tem as suas vantagens, mas, de uma forma geral, todas apresentam compromissos e limitações. Isto não se passa com o Touareg que, apesar das suas reais capacidades fora do alcatrão, oferece o conforto de uma berlina de luxo e prazer de condução e a eficácia dinâmica de um automóvel desportivo, desafiando os padrões habituais.

No arranque da comercialização, o Touareg conta com um motor a gasolina V6 de 3,2 litros e um Diesel V10 de 5,0 litros. O motor V6 dispõe de uma potência máxima de 220 cv e desenvolve um binário máximo de 305 Nm. Por sua vez, o V10 TDI desenvolve uma potência máxima de 313 cv e um binário máximo de 750 Nm, disponível às 2000 rpm. Em Abril estará disponível o motor 2.5 TDI de cinco cilindros em linha que dispõe de uma potência máxima de 174 cv.

O Touareg está equipado com uma caixa de velocidades de seis relações, manual ou automática, dependendo da motorização. A potência é transmitida às rodas através do sistema de tracção integral 4XMOTION, com caixa de transferências e três diferenciais (dianteiro, central e traseiro). A gestão electrónica da tracção integral comuta automaticamente a embraiagem mutli-disco do diferencial central.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.