2020/10/20

Grécia apela à ONU para colocar formalmente dúvidas a Saddam

Grécia propõe que as questões levantadas por Blix, na semana passada, sejam adoptadas pelas Nações Unidas, em forma de exigência formal ao Iraque, visando o esclarecimento pormenorizado do programa de desenvolvimento de armas de destruição maciça do regime de Saddam.

A Grécia, na qualidade de presidente da União Europeia, disse hoje que as Nações Unidas deveriam exigir formalmente ao Iraque o esclarecimento claro de todas as questões levantadas pelo chefe da equipa de inspectores, Hans Blix, na passada sexta-feira, no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O ministro dos Negócios Estrangeiros grego, George Papandreou, afirmou que esta seria uma medida que forçaria o Iraque a ser confrontado directamente com as incertezas que reinam no seio da UNMOVIC face ao programa iraquiano de armas de destruição maciça.

“Seria importante para a União Europeia propor que as questões levantadas por Blix, sejam agora adaptadas formalmente pelas Nações Unidas a Saddam Hussein, e exigir a este que responda imediatamente, por modo a termos uma cenário exacto e específico, e obter de Saddam todos os esclarecimentos necessários, na esperança de se evitar o conflito”, revelou Papandreou.

Relembre-se que Blix informou na sexta-feira que o Iraque falhou ao não ter revelado até ao momento a vastidão do seu programa de armas, nomeadamente no que se refere aos engenhos químicos, como os gases VX e anthrax.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.