2020/10/20

PCP critica lei de imigração

O Partido Comunista insurgiu-se contra a nova lei de imigração promulgada pelo Governo. Em comunicado, a direcção do PCP considera que ” esta lei não irá resolver nenhum dos graves e complexos problemas que se colocam em matéria de imigração”.

Segundo a direcção do PCP, a nova lei de imigração não vem solucionar os verdadeiros problemas da imigração em Portugal.

Em comunicado, os comunistas afirmam que “o Governo, na esteira das linhas forças saídas da Cimeira de Nice da União Europeia, em vez de procurar aplicar as orientações da ONU que apelam aos Estados para abandonarem a ideia de “imigração zero” e estimularem a imigração legal vai originar com a nova lei de imigração, agora promulgada, um estimulo aos “esquemas” e à ilegalidade”.

o mesmo comunicado diz ainda, “esta lei não irá resolver nenhum dos graves e complexos problemas que se colocam em matéria de imigração e suscitará novos problemas, nomeadamente no que concerne ao reagrupamento familiar e à procura de formas menos claras de vir, estar e trabalhar em Portugal”.

Para o PCP, não se tratam os problemas da imigração com políticas sustentadas na repressão, na desconfiança e na intolerância. Estas só criarão “caldos de cultura” fomentadoras de ódios e agravamento de problemas sociais.

O Partido Comunista salienta ainda que “Portugal – país com uma tão vasta Comunidade Emigrante – só tem a ganhar em afirmar a sua especificidade no seio da U.E., pugnando por uma política de respeito dos direitos dos imigrantes, e em se revelar um país de que sinaliza a tolerância e a solidariedade como eixos da sua política.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.