2020/08/13

Que política espacial para a UE?

Philippe Busquin, Comissário responsável do pelouro da Investigação, irá apresentar hoje em Bruxelas o Livro Verde sobre a Política Espacial da União Europeia. Esta Livro Verde, que foi elaborado pela Comissão em cooperação com a Agência Espacial Europeia (ESA), analisa os trunfos e as fraquezas da Europa neste sector.

Este documento, que deve servir de base para uma ampla consulta aos meios interessados, trata uma série de questões essenciais, como o acesso autónomo da UE às actividades no espaço, a excelência cientifica nesta área, a base industrial e tecnológica necessária, os mercados, os recursos humanos, o enquadramento jurídico e institucional, a cooperação internacional e os aspectos ambientais e de segurança.

O objectivo é lançar um debate com todos os intervenientes – organizações nacionais e internacionais, indústria espacial da UE e seus clientes, a comunidade cientifica e os cidadãos. A consulta irá contribuir para habilitar a UE a enfrentar os desafios da competitividade e da segurança relacionados com o espaço, aspectos que serão tratados pormenorizadamente no futuro Livro Branco.

O Director-Geral da ESA, Antonio Rodotà, juntar-se-á ao Comissário Busquin na apresentação formal à imprensa do Livro Verde, na próxima 2ª feira, 27 de Janeiro, às 11 horas em Bruxelas.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.