2019/10/22

Bruxelas impõe obrigatoriedade no uso do cinto de segurança em 2004

A Comissão Europeia adoptou, em Bruxelas, uma proposta de directiva que impõe a instalação obrigatória de cintos de segurança em todos os tipos de viaturas comercializadas a partir de Julho de 2004.

Segundo a Comissão Europeia, Autocarros de turismo, camiões, autocarros usados nos sistemas de transportes públicos urbanos e veículos utilitários ligeiros são algumas das novas categorias de viaturas abrangidas pelo documento. Globalmente, serão abrangidos anualmente por essa obrigatoriedade cerca de dois milhões de veículos utilitários, segundo as estimativas de Bruxelas.
A medida enquadra-se no objectivo de reduzir significativamente e até 2010 o número de vítimas provocadas por acidentes rodoviários – das actuais 45.000 para 18.000, em vez das estimadas 27.000 se se mantiverem as actuais políticas de segurança nas estradas.
Os acidentes rodoviários têm um custo estimado de 45 mil milhões de euros: 15 mil milhões correspondem ao custo dos tratamentos médicos, intervenção das forças policiais, reparação de veículos e 30 mil milhões à perda de produção económica causada pelas vítimas mortais e feridos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.