Os turistas residentes em Portugal viajaram menos no último trimestre do ano passado face ao mesmo período de 2001. Registou-se uma descida de 7,6% no número de turistas e de 32,8% no número de viagens, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística – INE.
No último trimestre de 2002 registou-se que 17,6% da população com mais de 15 anos viajou, traduzido numa quebra de 7,6% face a igual período do ano anterior.
As mulheres viajaram mais do que os homens, representando 56,6%. A percentagem da
população activa do sexo masculino é superior em relação à população activa do sexo feminino, com 59% e 53,2%, respectivamente.
O número total de viagens foi de cerca de 2 643,3, o que representa uma descida homóloga de 32,8%, resultante do decréscimo do número de turistas e do número médio de viagens por turista, adiantou o INE.
Contudo o motivo de viagens profissionais e de negócios apresentou o maior número médio de viagens por indivíduo e a menor duração média. Do total destas viagens, 84,8% foram realizadas em território nacional e 15,2% no estrangeiro.
“À semelhança de anos anteriores, a maior parte das viagens ocorreu por motivo de visita a familiares e amigos e com especial incidência no mês de Dezembro”, afirma o INE.