2020/10/20

Petróleo pode atingir 60 a 80 dólares o barril

O preço do barril de petróleo pode atingir entre 60 a 80 dólares em caso de uma guerra prolongada no Iraque, indica um estudo realizado pela União Europeia e divulgado quarta-feira pela comissária europeia dos Transportes e Energia, Loyola de Palacio.

Segundo a Infobolsa, a União Europeia entende que a guerra não constitui uma ameaça para as reservas petrolíferas da União Europeia e caso o conflito no Iraque seja rápido o preço do petróleo pode permanecer entre os 25 a 30 dólares o barril.

No cenário de a guerra ser mais prolongada, durante dois a três meses, o preço do petróleo pode subir para 50 dólares e que o mercado será dominado pela volatilidade, mais por especulação do que por efeitos reais da guerra.

Os estudo revela que apesar de os países europeus apenas importam do Iraque 3,5 por cento do petróleo consumido, mas as reservas do país de Saddam Hussein são as segundas maiores do mundo.

A UE considera que a interrupção na exportação de petróleo por parte do Iraque pode ser compensada pelo aumento na produção por outros países da OPEP, mas Loyola de Palacio quer que os países aumentem a capacidade das reservas para consumo, passando de 90 para 120 dias.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.