2020/11/30

Straw acusa Chirac de tornar guerra mais provável

A insistência francesa em vetar uma nova resolução na ONU torna a guerra mais provável, e não o contrário, acusa Jack Straw, chefe da diplomacia britânica.

Numa entrevista ao jornal inglês “The Guardian”, Straw classifica a posição de Chirac de “extraordinária”. “Infelizmente, decidiram não forçar o cumprimento da resolução 1441. Isso torna mais provável a guerra e não o contrário”, disse.

Straw refutou a sugestão de que a guerra seria ilegal, na óptica do direito internacional, sem uma nova resolução. Para o secretário para as relações exteriores, se a nova resolução se perder, a que existe, ou seja, a 1441, continua a determinar a posição legal, e esta determina que o Iraque pode vir a sofrer consequências se não cumprir com as suas deliberações.

Para além disso, Straw minimizou as provas no sentido de Saddam Hussein ter destruído o seu stock de gas VX, dizendo que isso é apenas uma medida insignificante “para ganhar tempo”.

Por fim, disse acreditar ainda numa solução diplomática, em especial agora que a contagem decrescente parece ter-se precipitado.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.