2019/12/05

Benfica obrigado a vencer

Só a vitória interessa ao clube encarnado. Com oito pontos de desvantagem face ao FC Porto, líder da tabela classificativa, o Benfica está obrigado a vencer o clássico se pretender revalidar o título de campeão nacional. Já o FC Porto, mesmo que perca mantém o primeiro lugar da Liga Betandwin, embora não seja um resultado positivo para os dragões, uma vez que podem ver diminuir a vantagem sobre o Sporting, segundo classificado, para apenas dois pontos. Já em relação ao Estádio da Luz, após a vitória sobre o Liverpool, vai voltar a esgotar.

Neste domingo realiza-se mais um Benfica-FC Porto, num clássico decisivo para o plantel encarnado que, se perder, vê hipotecadas as hipóteses de revalidar o título de campeão nacional. Desta forma, a vitória é o único resultado que interessa ao conjunto orientado pelo holandês Ronald Koeman que, em caso de vitória, reduz para cinco pontos a diferença para os portistas, líderes da tabela classificativa.
Já a formação treinada por Co Adriaanse, vai para o clássico com menos pressão e mesmo que perca o encontro de domingo tem a garantia que mantém a primeira posição do campeonato. Porém, diminui a vantagem para os benfiquistas, assim como para o Sporting, segundo classificado, que, caso ganhe a Académica no sábado, fica a apenas dois pontos dos dragões. Desta forma, o empate é um resultado que não interessa a nenhum dos conjuntos e que se acontecer vem beneficiar os leões, que se afastam do Benfica e aproximam-se do FC Porto.

Benfica moralizado

Depois de ter vencido por uma bola a zero o Liverpool durante esta semana, num jogo a contar para a Liga dos Campeões, o plantel encarnado encontra-se moralizado para o desafio frente aos portistas. Desta forma, Ronald Koeman deverá fazer alinhar o mesmo “onze” que defrontou os “Reds”. Assim, Moretto deverá manter o lugar na baliza, enquanto Alcides, Anderson, Luisão e Léo formarão o quarteto defensivo. Petit e Manuel Fernandes deverão ser os médios mais defensivos, enquanto Beto deverá perder o lugar para Karagounis no “miolo” do terreno de jogo. Simão e Laurent Robert ficarão encarregues de ocupar as faixas, enquanto Nuno Gomes será o ponta-de-lança de serviço. Refira-se ainda que Geovanni e Miccoli não fazem parte das contas do técnico holandês, uma vez que ainda se encontram a recuperar de uma lesão. Já Moreira, que esteve afastado durante quatro meses após uma intervenção cirúrgica ao joelho, voltou aos treinos esta semana, só devendo voltar a competir daqui a aproximadamente duas semanas.

FC Porto com três centrais

Relativamente ao FC Porto, deverá manter o esquema de 3-5-2 adoptado por Co Adriaanse nos últimos jogos. A táctica, inicialmente contestada pelos adeptos, tem vindo a dar resultados positivos e nada indica que o técnico dos dragões mude no desafio frente aos rivais. Assim, os portistas deverão alinhar com Helton na baliza, que relegou Vítor Baía para o banco de suplentes, enquanto Bosingwa, Pepe e Pedro Emanuel deverão formar o tridente defensivo. Raul Meireles será o médio mais defensivo, enquanto Lucho González e Paulo Assunção completarão os lugares no meio-campo. Ricardo Quaresma e Ivanildo serão os extremos e Benny McCarthy e Adriano farão a dupla de avançados.

Contas à 23.ª jornada

Com 23 jogos realizados na principal competição nacional, os dragões lideram a tabela classificativa com 51 pontos conquistados, tendo vencido 15 jogos, empatado seis e perdido dois. Em relação aos golos, a equipa nortenha marcou 35 tentos e sofreu 13, sendo o conjunto menos batido da Liga Betandwin. Nos últimos três desafios a contar para o campeonato nacional, a equipa presidida por Jorge Nuno Pinto da Costa empatou frente ao Sp. Braga a uma bola, para depois, na penúltima e última jornada, ter ganho ao Belenenses e Marítimo, respectivamente.
Já as águias, ocupam o quarto posto com 43 pontos, tendo ganho 13 desafios, empatado quatro e perdido seis. Relativamente aos remates certeiros, o clube lisboeta é a formação mais concretizadora do campeonato nacional com 37 golos. 21 é o número de tentos sofridos. Refira-se ainda que nos últimos três jogos a contar para a Liga Betanwin, o clube presidido por Luís Filipe Vieira perdeu contra o União de Leiria, para depois ter vencido o Penafiel. Posteriormente, na última jornada, voltou a perder agora contra o Vitória de Guimarães.

José Veiga confiante

José Veiga, director-geral do Benfica, deu durante esta semana uma entrevista à Antena 1 e demonstrou o seu optimismo para o desafio de Domingo. “Não vamos pensar no jogo da segunda mão com o Liverpool. O próximo jogo é contra o FC Porto, é esse que nos interessa”, afirmou o dirigente encarnado, acrescentando: “É o jogo mais importante, por ser o próximo. Acredito vivamente, com grande fé, que ainda há grande possibilidades de reconquistar o título de campeão. Neste momento, é isso que nos interessa e que o grupo quer”. Questionado sobre se era fundamental vencer o FC Porto para ainda poder lutar pela vitória no campeonato, José Veiga sublinhou: “É isso que este grupo de trabalho, os jogadores, têm no pensamento e mente: ganhar ao FC Porto. E tudo farão para conquistar essa vitória no domingo”, declarou, afastando um cenário pessimista: “Nem nos passa pela cabeça pensar nisso. Estamos concentrados na vitória e é esse pensamento positivo que vamos ter para o jogo com o FC Porto.” “Acreditem firmemente nestes jogadores, que eles ainda lhes irão dar muitas alegrias ao longo desta época”, rematou o dirigente benfiquista.
Em relação aos treinadores Ronald Koeman e Co Adriaanse, ambos estão em “black out” e ainda não prestaram qualquer tipo de declarações, assim como os jogadores de ambas as formações.

Estádio da Luz esgotado

O Estádio da Luz deverá registar nova enchente no encontro frente ao FC Porto. Neste momento restam apenas oito mil ingressos à venda para o público em geral e que indicam que, de facto, a Luz vai voltar a esgotar. Em todo o caso, refira-se que, apesar dos recentes desaires no campeonato, em que o Benfica em quantro jogos perdeu três, a vitória sobre o Liverpool devolveu esperança aos adeptos encarnados que marcarão presença no recinto do actual campeão nacional.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.