2019/11/18

Ex-vice-presidente de Saddam Hussein capturado em Mossul

As forças norte-americanos no Iraque e os líderes curdos anunciaram esta terça-feira a captura do ex-vice-presidente de Saddam Hussein, Taha Yassin Ramadan, em Mossul.

O ex-braço direito de Saddam Hussein foi capturado pelas forças norte-americanas em Mossul, cidade onde se refugiara. De acordo com Adel Murad, da União Patriótica do Curdistão, “ele foi detido devido à cooperação entre os partidos políticos e os habitantes”.
Taha Yassin Ramadan, o dez de ouros no baralho de cartas dos 55 iraquianos mais procurados pelas forças norte-americanas e britânicas, é acusado por várias organizações internacionais de ter cometido crimes contra a humanidade pelo seu papel na repressão da revolta curda no norte do Iraque, nos anos 80, e na revolta xiita no sul do país, a seguir à Guerra do Golfo, em 1991.
O Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, já se congratulou com a captura de Ramadan “Estou extremamente satisfeito por termos capturado o vice-presidente. Com calma, mas com toda a certeza, vamos encontrar quem precisamos de encontrar”, afirmou Bush referindo-se a Saddam.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.