2025/05/27

Aparelho detector de notas falsas comercializado em Portugal

O mais desenvolvido aparelho detector de notas de euro falsas vai ser comercializado em Portugal pela Cotaserv e Investrónica. Chama-se Secureuro e é capaz de detectar, com precisão, todo o tipo de falsificações da moeda europeia. Trata-se de um dispositivo de segurança desenvolvido em colaboração com o Banco Central Europeu.

O aparelho constitui um sistema de identificação que, através de sinais analógicos e digitais inter-relacionados, analisa as notas e distingue se são falsas ou não. A policia Judiciaria (PJ) já considerou a tentação dos contrafactores pela falsificação do euro, um problema transnacional. Recorde-se que o euro é cada vez mais o alvo dos contrafactores que tinham o dólar-americano como a moeda mais apetecível.
Esta preocupação foi manifestada pelo próprio director-geral da PJ, Adelino Salvado, num seminário realizado em Lisboa no inicio deste mês sobre ” A protecção do euro relativamente ao crime de contrafacção”, uma iniciativa que realizou em conjunto com o Organismo Europeu de Luta Anti-fraude.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *