2020/09/26

Guterres defende união com democratas norte-americanos

António Guterres defendeu a necessidade de uma maior união entre a Internacional Socialista e o Partido Democrata norte-americano, ontem, durante a Convenção Nacional dos Democratas de Esquerda, que se realizou este fim-de-semana na cidade italiana de Milão.

O actual líder da Internacional Socialista, António Guterres, defendeu que deverá existir um maior estreitamento nas relações entre as esquerdas reformistas europeias e norte-americanas. O ex-primeiro ministro português considera que o conflito no Iraque veio demonstrar que existem grandes diferenças entre a “esquerda reformista e a direita conservadora” tanto a nível europeu como nos Estados Unidos.
Para Guterres este problema põe-se devido à necessidade de as “esquerdas” criarem mecanismos de resposta a administrações como a de Bush à frente dos destinos do Estados Unidos. No entanto, a Internacional Socialista não deverá convidar o Partido Democrata norte-americano a ingressar na sua organização. Em entrevista ao jornal “público” na semana passada, guterres garantiu que não é essa a sua intenção, mas não desmente que serão feitos esforços no sentido de estreitar as suas relações.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.