2023/06/01

Bush desiste da resolução e faz ultimato a Saddam

George W. Bush irá falar ao país esta noite, segundo anunciou a Casa Branca, esta tarde – numa altura em que a Espanha, os Estados Unidos e o Reino Unido abandonaram a hipótese de buscar apoio à ofensiva no Conselho de Segurança.

O Presidente norte-americano marcou a sua intervenção para as 20 horas (01h00 em Portugal), sendo o objectivo anunciar o fim do tempo da diplomacia e avisar Saddam Hussein de que pode evitar a guerra se sair do Iraque.

Numa outra medida que faz acreditar na iminência de uma intervenção militar, os Estados Unidos e o Reino Unido apelaram, hoje, os seus cidadãos para que saiam do Kuwait o mais rapidamente possível, evocando o risco de um ataque químico ou nuclear da parte iraquiana.

Mais tarde, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, anunciou que pediu aos colaboradores daquela organização, incluindo os inspectores e pessoal da ajuda humanitária, que abandonassem o Iraque. Não foi dada uma data para a evacuação, mas crê-se que comece na terça-feira à tarde.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.